sexta-feira, 01/04/22

BASE DA FENASPS OCUPA SEDE DO INSS EM BRASÍLIA E FORÇA NOVO MINISTRO A RECEBER PAUTA DA CATEGORIA

Centenas de servidores do Seguro e da Seguridade Social vindos de caravanas de várias partes do país ocuparam a sede do INSS, em Brasília, nesta quinta-feira, 31 de março.

A principal exigência dos manifestantes era para garantia de abertura de negociação, a começar com o recebimento da pauta de reivindicações da categoria (confira aqui) e o agendamento de uma reunião com o recém-empossado ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS. Veja mais nas fotos abaixo (clique para ampliar).

Na oportunidade, estava ocorrendo a cerimônia de passagem de cargo do então ministro da pasta, Onyx Lorenzoni. Atualmente a Previdência Social tem uma fila de quase três milhões de benefícios represados – uma fila recorde! – e um déficit de pelo menos 23 mil servidores. O último concurso para a autarquia ocorreu há mais de cinco anos. O caos no INSS não está na conta dos grevistas e sim do governo!

Também é deste período o último reajuste dos servidores do INSS (e da base da Fenasps como um todo, incluindo a carreira da Previdência, Saúde e Trabalho – CPST). A Fenasps seguiu o índice apresentado pelo Fonasefe em janeiro deste ano e pede 19,99% de recomposição salarial, referentes às perdas inflacionárias dos últimos três anos.

UNIÃO FAZ A FORÇA

A princípio a comissão que foi destacada para entregar a pauta de reivindicações da categoria foi barrada pelos seguranças e não foi autorizada pelo cerimonial do evento.

Diante da intransigência dos gestores, os trabalhadores(as) subiram a rampa que dá acesso ao auditório e permaneceram em peso na saída do local.

O ex-ministro Onyx Lorenzoni, que recentemente proferiu declarações mentirosas sobre a realidade do INSS e seus trabalhadores, foi amplamente vaiado. ‘Fujão’ e ‘mentiroso’ foram as alcunhas mais faladas entre os manifestantes. Veja o vídeo abaixo:

CONQUISTA SÓ VEM COM LUTA

Após a saída da maioria dos presentes no auditório, os militantes começaram a exigir a presença do ministro Oliveira. Até este momento, na havia nenhuma garantia de que os trabalhadores fossem sequer ouvidos.

Com espírito de união e mobilização que certamente está presente em vários servidores país afora, os militantes forçaram entrada no auditório, e somente após este momento os gestores do consideraram receber uma comissão de representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps.

A PRESSÃO CONTINUA

Após negociação, entraram no auditório cinco representantes do CNG/Fenasps, que entregaram pessoalmente a pauta de reivindicações da categoria. Veja vídeo abaixo:

O novo ministro não indicou uma data para que a reunião com a Fenasps – visando a negociação dos pontos da greve – ocorra. Por isso, a federação e seus sindicatos filiados seguirão pressionando o Ministério do Trabalho e Previdência e a gestão do INSS pelo atendimento das demandas dos(as) trabalhadores(as).

A greve continua!

Juntos somos mais fortes! 💪🏽

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 14/07/25 Taxar os super ricos é uma medida justa e necessária NÃO TENHO DÚVIDA DA NECESSIDADE DE TAXAR OS SUPER RICOS. MAS PRECISAMOS DE UM ...
sexta-feira, 11/07/25 Reforma Administrativa: É mentira que a proposta do Congresso Nacional não vai atingir os atuais servidores Discurso de que a reforma atingiria apenas futuros servidores é pra desmobilizar o funcionalismo ...
sexta-feira, 11/07/25 Unidade de todos os servidores na luta contrarreforma administrativa O argumento de “combate aos supersalários”, promovido pelos deputados da extrema direita e centrão ...


Convênios

ver mais

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Free Time Turismo Agência de Viagens e Turismo Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003
Mais detalhes
Top