terça-feira, 05/04/22

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO, FENASPS DENUNCIA CAOS ESTRUTURAL NO INSS

Crédito das fotos: Pedro França/Agência Senado (clique nas imagens para ampliar)

Na ocasião, a Fenasps argumentou que o caos atual no INSS – cuja fila de atendimento para acesso a benefícios da Previdência Social (aposentadoria, auxílio-doença, BPC, dentre outros) supera dois milhões de processos represados – é reflexo de sucessivos anos de má gestão do governo na autarquia em um verdadeiro processo de desmonte.

Nos últimos anos, o INSS perdeu quase 50% da sua força de trabalho, e os outros 50% que permaneceram na autarquia, hoje trabalham sob a sombra de um assédio moral institucionalizado, por meio de metas de gestão abusivas de produtividade. Essas metas interferem diretamente na qualidade de trabalho dos servidores e servidoras da carreira do Seguro Social.

Veja abaixo a participação da diretora da Fenasps, Viviane Peres, na audiência pública:

Na audiência pública, A Fenasps ainda ressaltou que a precarização no atendimento do INSS não é de hoje, e já vem piorando ao longo do tempo. Apesar da redução pela metade no quadro de funcionários, de 2015 até os dias atuais, a produtividade dos servidores do INSS aumentou em 30%.

Isso significa, na prática, que os servidores(as) do Seguro Social estão trabalhando mais que o dobro do normal, e ainda assim, não é suficiente para reduzir as filas virtuais na Previdência Social.

Veja abaixo a participação do diretor da Fenasps, Daniel Emmanuel, na audiência pública

ARTICULAÇÃO COM PODER EXECUTIVO

Após ouvir todos os representantes das entidades de trabalhadores da agricultura e os dois dirigentes da Fenasps, o senador Paulo Paim estabeleceu como encaminhamentos a necessidade de reajuste salarial, capacitação dos servidores, realização de concursos públicos e apoio dos parlamentares para a articulação de uma mesa de negociação com o Poder Executivo.

Além disso, o senador afirmou que a CDH pedirá a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, urgência na votação de veto que tirou R$ 1 bi da Previdência.

Assista abaixo à íntegra da audiência pública desta segunda-feira, 4 de abril.

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 14/07/25 Taxar os super ricos é uma medida justa e necessária NÃO TENHO DÚVIDA DA NECESSIDADE DE TAXAR OS SUPER RICOS. MAS PRECISAMOS DE UM ...
sexta-feira, 11/07/25 Reforma Administrativa: É mentira que a proposta do Congresso Nacional não vai atingir os atuais servidores Discurso de que a reforma atingiria apenas futuros servidores é pra desmobilizar o funcionalismo ...
sexta-feira, 11/07/25 Unidade de todos os servidores na luta contrarreforma administrativa O argumento de “combate aos supersalários”, promovido pelos deputados da extrema direita e centrão ...


Convênios

ver mais

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Free Time Turismo Agência de Viagens e Turismo Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes
Top