quinta-feira, 25/05/23

COM PARTICIPAÇÃO DA FENASPS, GOVERNO ATUALIZA PROTOCOLO DA MNNP PARA AS PRÓXIMAS NEGOCIAÇÕES

A FENASPS participou de uma reunião no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta quarta-feira, 24 de maio, em que o Governo Federal atualizou o protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), principal espaço de negociação com as entidades sindicais que representam os(as) Servidores Públicos Federais (SPFs).

Na ocasião, o Governo apresentou oficialmente o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT/MGI), José Lopez Feijóo (foto em destaque abaixo), em substituição ao Sérgio Mendonça, que assumiu a vice-presidência da Caixa Econômica Federal.

Feijoó, novo secretário de Gestão de Pessoas, conduzirá as negociações da MNNP em substituição a Sérgio Mendonça (fotos: Pedro Mesidor/FENASPS)

O evento contou com a participação da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do secretário Feijoó, demais assessores do MGI e diversos(as) dirigentes das entidades sindicais que compõem o Fonasefe, dentre elas a FENASPS, representada pelo diretor Moacir Lopes (foto abaixo, à esq.).

Feijoó, assim como seu antecessor, irá representar o Governo Federal na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), conduzindo o processo de discussão com as entidades sindicais.

Neste primeiro encontro, o Governo fez a sugestão de um cronograma de reuniões, indicando que irá abrir a discussão do novo regimento interno da MNNP.

As entidades dos(as) trabalhadores(as) do funcionalismo federal poderão apresentar propostas ao novo protocolo da MNNP, com o prazo até o dia 12 de junho para enviar colaborações.

A secretária substituta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, afirmou que, neste novo protocolo, haverá delimitação da bancada sindical. A princípio, o Governo afirmou que vão participar apenas seis representantes de cada fórum, Fonasefe e Fonacate, totalizando 12 membros da bancada sindical.

Segundo a secretária adjunta, isso evitaria o que ocorreu na negociação do reajuste emergencial (relembre as reuniões: 3ª reunião2ª reunião1ª reunião), em que o número de entidades era tão grande que várias reuniões da MNNP precisaram ser realizadas em auditórios, descaracterizando o formato de reuniões “em mesa redonda” propriamente ditas.

Logo após as falas iniciais da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, do recém-nomeado secretário José Feijoó, e da secretária adjunta da SGPRT/MGI, Meri Lucas, o Fonasefe usou o direito de fala (foto em destaque acima) para registrar o descontentamento com a exclusão das entidades sindicais sobre o debate do novo arcabouço fiscal.

As entidades do Fonasefe também ressaltaram que esperam mais comprometimento com os representantes dos SPFs no processo de negociação que se dará na MNNP a partir deste momento.

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião da MNNP está prevista para ocorrer no próximo dia 21 de junho, quando o novo protocolo da mesa, após acordo do texto entre governo e entidades sindicais, será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A FENASPS ressalta que a participação das entidades sindicais nesse espaço de negociação será fundamental para cumprir com as agendas definidas e eixos de reivindicação da Campanha Salarial 2024 dos(as) SPFs.

A luta continua!

Últimas notícias

ver mais
quarta-feira, 20/09/23 NOTA DE FALECIMENTO – SR. CARLOS ROBERTO JERÔNIMO A Diretoria, Regionais, Militantes e Funcionários do Sintsprev-MG lamentam a perda do nosso grande ...
terça-feira, 19/09/23 RELATÓRIO DE INSTALAÇÃO DA MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO ESPECIFICA E TEMPORÁRIA DA CARREIRA PST Dia 18 de setembro de 2023 A reunião entre as entidades FENASPS, CONDSEF, CNTSS ...
terça-feira, 19/09/23 ATENÇÃO APOSENTADOS E PENSIONISTAS FILIADOS AO SINTSPREV/MG Venha para reunião que vai eleger os/as delegados/as para congresso da Fenasps Dia 20 ...


Convênios

ver mais

Free Time Turismo Agência de Viagens e Turismo Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003
Mais detalhes

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes

Aquárius Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Cidade Nova . Belo Horizonte (31) 3484-6540 - Whatsapp - (31) 98649-4164
Mais detalhes

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes
Top