sexta-feira, 14/03/25

FENASPS e SINTSPREV/MG se solidarizam com aposentados argentinos, agredidos pela polícia em manifestação em Buenos Aires

Polícia de Milei agrediu covardemente aposentados e manifestantes que foram às ruas nessa quarta, 12 de março (imagem: reprodução/SHOK)

A Diretoria Colegiada da FENASPS se solidariza com aposentados argentinos que foram brutalmente agredidos pela polícia da gestão presidencial de Javier Milei, quando exerciam o direito democrático de realizar uma manifestação nessa quarta-feira, 12 de março.

É tradicional em Buenos Aires que em toda quarta-feira ocorra uma mobilização de aposentados, em protesto contra a deterioração do seu poder aquisitivo, principalmente após a queda brutal de seus benefícios nos primeiros meses da presidência de Milei.

Em um vídeo divulgado na redes sociais pelo Colectivo SHOK (veja abaixo) é possível assistir a pessoas idosas sendo violentamente espancadas e arrastadas no asfalto pela polícia, que revelam o resultado e as consequências de uma gestão de extrema direita.

As marchas semanais dos aposentados contam com o apoio de movimentos sociais e torcidas organizadas, reivindicando reajuste em seus proventos diante da queda do poder aquisitivo decorrente das recentes medidas econômicas do governo de Milei. Na pauta dos manifestantes também está o restabelecimento da entrega de medicamentos gratuitos, já que o governo triplicou o preço dos remédios.

Prisões

A Justiça argentina determinou no dia seguinte às agressões, 13 de março, a libertação de 114 dos 150 presos na manifestação por considerar que “não foi comprovado delito que justificasse a detenção“.

A juíza argentina acrescentou que “atendendo ao pedido da defesa, analisei as informações prestadas e entendo que, com relação às prisões relatadas, está em jogo um direito constitucional fundamental: o direito de protestar, de se manifestar em uma democracia, o direito à liberdade de expressão”.

Aqui, assim como lá

No Brasil, os trabalhadores, públicos e privados, igualmente têm de enfrentar os ataques às aposentadorias e a seus direitos. Alguns setores já indicam que são “imprescindíveis” novas reformas da previdência, trabalhista e administrativa, ou seja, o capital e os setores conservadores pretendem avançar ainda mais nos direitos da classe trabalhadora.

Todo apoio à luta dos aposentados argentinos, que também é a luta dos aposentados brasileiros pela sobrevivência!




*Com informações da Carta Capital.

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 15/06/26 Relatório da Reunião da FENASPS com a Diretoria Financeira e de Mercado da GEAP – 12 de junho de 2026 Presentes pela FENASPS: Cleuza Maria Faustino do Nascimento, Valmir Braz de Souza e Estela Alves ...
segunda-feira, 15/06/26 PEC 14/2021 avança no Senado: aposentadoria especial para ACS e ACE é direito, não “pauta bomba” A FENASPS saúda a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da ...
segunda-feira, 15/06/26 PORTARIA DO MGI AUTORIZA ALTERAÇÃO DE EXPEDIENTE NOS JOGOS DO BRASIL, MAS EXIGE COMPENSAÇÃO DAS HORAS O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Portaria ...


Convênios

ver mais

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes

Ótica Tathiane Ótica Centro . Belo Horizonte (31) 3271-5980 25%
Mais detalhes
Top