sexta-feira, 14/03/25

FENASPS e SINTSPREV/MG se solidarizam com aposentados argentinos, agredidos pela polícia em manifestação em Buenos Aires

Polícia de Milei agrediu covardemente aposentados e manifestantes que foram às ruas nessa quarta, 12 de março (imagem: reprodução/SHOK)

A Diretoria Colegiada da FENASPS se solidariza com aposentados argentinos que foram brutalmente agredidos pela polícia da gestão presidencial de Javier Milei, quando exerciam o direito democrático de realizar uma manifestação nessa quarta-feira, 12 de março.

É tradicional em Buenos Aires que em toda quarta-feira ocorra uma mobilização de aposentados, em protesto contra a deterioração do seu poder aquisitivo, principalmente após a queda brutal de seus benefícios nos primeiros meses da presidência de Milei.

Em um vídeo divulgado na redes sociais pelo Colectivo SHOK (veja abaixo) é possível assistir a pessoas idosas sendo violentamente espancadas e arrastadas no asfalto pela polícia, que revelam o resultado e as consequências de uma gestão de extrema direita.

As marchas semanais dos aposentados contam com o apoio de movimentos sociais e torcidas organizadas, reivindicando reajuste em seus proventos diante da queda do poder aquisitivo decorrente das recentes medidas econômicas do governo de Milei. Na pauta dos manifestantes também está o restabelecimento da entrega de medicamentos gratuitos, já que o governo triplicou o preço dos remédios.

Prisões

A Justiça argentina determinou no dia seguinte às agressões, 13 de março, a libertação de 114 dos 150 presos na manifestação por considerar que “não foi comprovado delito que justificasse a detenção“.

A juíza argentina acrescentou que “atendendo ao pedido da defesa, analisei as informações prestadas e entendo que, com relação às prisões relatadas, está em jogo um direito constitucional fundamental: o direito de protestar, de se manifestar em uma democracia, o direito à liberdade de expressão”.

Aqui, assim como lá

No Brasil, os trabalhadores, públicos e privados, igualmente têm de enfrentar os ataques às aposentadorias e a seus direitos. Alguns setores já indicam que são “imprescindíveis” novas reformas da previdência, trabalhista e administrativa, ou seja, o capital e os setores conservadores pretendem avançar ainda mais nos direitos da classe trabalhadora.

Todo apoio à luta dos aposentados argentinos, que também é a luta dos aposentados brasileiros pela sobrevivência!




*Com informações da Carta Capital.

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 23/06/26 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, ...
sexta-feira, 19/06/26 AUXÍLIO-NUTRIÇÃO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS É DIREITO E DEVE SER GARANTIDO PELO GOVERNO Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na ...
sexta-feira, 19/06/26 INFORME 4ª: Reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente – MSNP/MTE No dia 10 de junho de 2026, foi realizada a 4ª Reunião da Mesa ...


Convênios

ver mais

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes
Top