quarta-feira, 25/06/25

SINTSPREV/MG PRESSIONA MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PAGAMENTO DO REAJUSTE DA GACEN DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Após a greve que ultrapassou 115 dias em 2024, o governo assinou acordo para correção dos salários, gratificações GDPST e GACEN.
A FENASPS e sindicatos fizeram muita pressão sobre o congresso para aprovar a Lei Orçamentaria Anual – LOA, que somente foi aprovada no final de março. O governo alegando dificuldades operacionais, fez o pagamento da correção da GACEN para servidores em atividade e até a presente data não pagou para os aposentados e pensionistas que tem este direito, os valores retroativos referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.
Desde então fazemos pressão sobre o pagamento dos valores em atraso para enfim fazer justiça aos aposentados e pensionistas, desta categoria que sempre lutou para prevenir doenças e salvar vidas, deveria ser uma das primeiras a serem contempladas, no entanto isto não ocorreu até hoje.
Como não foi incluído nos contracheques do próximo mês, então está completando noventa dias de atraso referente a abril, e não conseguimos ainda negociar com o Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de pagar sem precisar incluir estes valores junto com os salários.
A alegação do Ministério da Saúde é que ao contrário da correção dos salários, os aposentados e pensionistas (que tem este direito) recebem valores diferentes da GACEN, variando entre 50%, 70% e ate 100%, os cálculos são realizados individualmente.
O Sindicato enviou ofício para Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, cobrando uma solução urgente para fazer justiça a categoria que tanto fez e faz por este País considerando que vários trabalhadores da ativa também estão com pendências em relação ao reajuste a GACEN.
Assim que tivermos mais informações repassaremos a todos e todas servidores aposentados e pensionistas.
As nossas conquistas sempre vieram da luta sem trégua contra a injustiças, por salários e para defender os nossos direitos. Hoje enfrentamos um congresso formado pela maioria ligadas aos empresários e banqueiros que exigem fazer reforma administrativa, para retirar direitos, permitir a demissão de servidores estáveis e aumentar a terceirização e a precarização.
É vida que segue, pois no congresso tramita nova reforma administrativa, que teremos que lutar para ser derrotada, como já fizemos num passado recente contra a PEC 32.

MOBILIZAR PARA CONQUISTAR!

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 16/10/25 Relatório da reunião com a presidência do INSS sobre as pautas dos serviços previdenciários Após envio de ofício da FENASPS referente à Portaria DIRBEN/INSS Nº 1.304, de 08 ...
quinta-feira, 16/10/25 ELEIÇÕES SINTSPREV/MG – TRIÊNIO 2025/2028 O SINTSPREV/MG agradece a todo (a) (e) s que contribuíram, apoiaram e participaram do ...
terça-feira, 14/10/25 Reforma Administrativa é mais uma medida antipovo do Congresso Nacional A Reforma foi fatiada em três projetos que sintetizam o maior ataque já visto ...


Convênios

ver mais

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes
Top