Fenasps e Fonasefe realizam jornada de luta contra a Reforma Administrativa no Congresso e no MGI em 10/09

Mobilização reuniu centenas de trabalhadores da Educação, Saúde e Previdência e segue com audiência pública nesta quinta feira (11)
Brasília (DF) —Trabalhadores e trabalhadoras da Educação, Saúde e Previdência participaram, nesta quarta-feira (10), da jornada de luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32) organizada pela Fenasps em conjunto com as entidades do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O dia começou, com um ato unificado no Anexo II da Câmara dos Deputados. Servidoras e servidores de diversos estados ergueram faixas, cantaram palavras de ordem e denunciaram a proposta que destrói os serviços públicos. Mesmo diante do forte aparato de segurança e de tentativas de repressão por parte da polícia legislativa, os trabalhadores mantiveram a atividade no Congresso Nacional, lembrando aos parlamentares que a categoria não aceitará retrocessos. Os manifestantes lembraram os parlamentares de que a população não irá tolerar retrocessos: “Não é reforma, é destruição! Quem votar, não volta!”
No período da tarde, a mobilização seguiu em marcha até o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Esplanada dos Ministérios. Lá, dirigentes da Fenasps e de outras entidades cobraram do governo o cumprimento integral dos acordos de greve de e alertaram que a categoria seguirá vigilante até que todos os compromissos assumidos sejam cumpridos. As falas destacaram que a chamada reforma administrativa retira direitos, fragiliza carreiras e ataca diretamente a população que mais precisa do SUS, da escola pública e das políticas sociais.
As atividades continuam com audiência pública e mobilização permanente
A jornada de luta terá sequência nesta quinta-feira (11). Às 9h, haverá novo ato em frente ao Anexo II da Câmara. Em seguida, às 10h, será realizada audiência pública no Plenário 1 do mesmo Anexo, na Comissão de Trabalho e Serviços Públicos. No período da tarde, às 13h, as entidades convocam manifestação em frente ao MGI para manter a pressão sobre o governo.
A Fenasps manterá a luta, com militantes nos aeroportos, no Congresso Nacional e com mobilizações nos locais de trabalho, para recepcionar parlamentares e denunciar os ataques contidos na Reforma Administrativa. A mobilização integra o calendário de lutas do Fonasefe, que realiza semanalmente atos no Aeroporto de Brasília, todas as terças-feiras.
Unificar forças para barrar os retrocessos
A jornada desta semana reforça a necessidade de unir esforços de todas as categorias. A mobilização no Anexo II e no MGI demonstrou a força dos servidores federais. Seguiremos firmes, em unidade, para barrar essa proposta de destruição do serviço público e garantir que o governo cumpra o que foi acordado. A Federação ressalta que continuará construindo a unidade com outras entidades da classe trabalhadora e conclama a categoria a se manter em estado de mobilização até a retirada definitiva da Reforma Administrativa e avanço nas pautas.
Confira as fotos e vídeos da jornada logo abaixo e acompanhe as próximas mobilizações!








.