quinta-feira, 24/06/10

MP 479 vira lei e médicos peritos entram em greve

per.jpg      Transformada na lei nº 12.269 e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, a medida provisória 479/09 já provoca reações. Os médicos peritos decretaram greve por tempo indeterminado tão logo o primeiro exemplar do D.O ganhou as ruas. Tudo por causa do veto (antecipado aqui no blog) ao artigo que previa aumento de salário a partir de 2011 para a turma que aderiu à jornada de 30 horas semanais.

Essa questão da jornada é polêmica


     Para quem não se lembra, em 2008 o governo e a categoria sentaram e assinaram um acordo no qual todo mundo deveria trabalhar 40 horas semanais. Foi concedido o reajuste. Os doutores deram-se por satisfeitos. Mas a paz durou pouco.

      Meses depois houve a primeira tentativa de reverter a situação, ou seja, de reduzir a jornada para 30 horas sem corte de salário. O governo disse: "Assim não dá!". Os médicos retrucaram: "Então vamos para a briga!"

      Na Câmara dos Deputados, depois de muita pressão, a bancada do jaleco branco conseguiu aprovar uma emenda que mantinha as coisas como estavam em 2010 e propunha mudanças só em 2011. A mudança era a seguinte: quem aderiu às 30 horas e teve o salário diminuído passaria a ganhar como se 40 horas fosse. Isso passou pelo Senado.

      A canetada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, foi implacável e está justificada assim no DO: "A previsão de aumento de remuneração dos servidores com jornada de trinta horas semanais a partir de 2011 implica aumento de despesa em projeto de lei de iniciativa reservada, violando o art. 63, inciso I, da Constituição."

Fonte: Correio Braziliense-22/06

Em represália a veto presidencial, médicos do INSS cruzam os braços
      Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve por tempo indeterminado desde ontem em represália a um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a trechos da lei que mexe com a jornada e a remuneração da categoria. Ao contrário do que queriam os servidores, o governo barrou a aprovação de uma nova tabela salarial — válida a partir de 2011 — para os profissionais que optaram por trabalhar 30 e não 40 horas semanais.

      A Lei nº 12.269/10 estabelece rotinas e remunerações diferenciadas: ganha mais quem se submete à jornada ampliada. Quando passou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, o texto original da Medida Provisória nº 479/09 recebeu inúmeras emendas, entre elas uma que aumentava os salários dos médicos peritos que assinaram contratos de 30 horas. No Diário Oficial da União, o governo justificou o veto. “A previsão de aumento de remuneração dos servidores com jornada de trinta horas semanais a partir de 2011 implica aumento de despesa em projeto de lei de iniciativa reservada, violando o art. 63, inciso I, da Constituição.”

      A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) reagiu. Conforme a entidade, a decisão do Palácio do Planalto afronta entendimentos coordenados diretamente com o Legislativo e acirra de forma negativa discussões que se arrastam há anos. “O veto é apenas o marco simbólico, o gatilho que disparou a deflagração de nosso movimento. Estamos entrando em greve por lutas antigas que parecem perpétuas”, afirmou a entidade em documento divulgado pela internet. O Ministério da Previdência Social não se manifestou.

Defasagem


      Os médicos argumentam que a reestruturação da jornada de trabalho, com a adoção das 30 horas semanais, otimizaria os locais de trabalho atualmente disponíveis. “Há uma defasagem de 40% de consultórios médicos. Estamos impedidos de otimizá-los. A jornada de 30 horas dobra a capacidade de uso”, argumentou Luiz Carlos Argolo, presidente da ANMP.

      A relação entre governo e peritos é conturbada. Nos últimos três anos, a União ampliou as contratações de concursados e reajustou salários. Em todo o país, há 5,1 mil profissionais em atividade, de acordo com o INSS. A ANMP contesta o número e informa que o quadro total não passa de 4,7 mil. Os peritos dizem que os índices de aposentadoria e exonerações são alarmantes. Os ministérios da área contestam.

      Atualmente, a remuneração do médico perito em início de carreira é de R$ 7.469,80 mensais por 40 horas semanais. Neste ano, o INSS vai contratar mais 500 novos profissionais aprovados em concurso público.

      Na assembleia que aprovou o indicativo de paralisação geral, os peritos decidiram manter pelo menos 30% dos serviços considerados essenciais em funcionamento. A greve, segundo a ANMP, é nacional e deverá atingir todas as agências do INSS hoje. O governo não crê em uma adesão maciça, mas não informou ontem qualquer balanço oficial do número de peritos que teriam aderido ao protesto.

Fonte: Correio Braziliense-23/06

Últimas notícias

ver mais
sexta-feira, 07/11/25 FENASPS ENCAMINHA OFÍCIO AO PRESIDENTE DO INSS REQUERENDO A REVOGAÇÃO DA PORTARIA 1879 DE 2025 A Fenasps encaminhou ofício ao presidente do INSS requerendo a revogação da portaria 1879, ...
sexta-feira, 07/11/25 FENASPS NOTIFICA MGI SOBRE EXCLUSÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO REAJUSTE DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS Cumprindo deliberação da Plenária Nacional Virtual, a FENASPS notificou o MGI protestando contra a ...
quinta-feira, 06/11/25 RESOLUÇAO DA PLENÁRIA NACIONAL VIRTUAL DA FENASPS REALIZADA EM 05 NOVEMBRO DE 2025 A Plenária Nacional Virtual da FENASPS realizada no dia 05 de novembro de 2025 ...


Convênios

ver mais

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes

Samba Hotéis BH Hotéis Cidade Jardim – CEP: 30150-060 . Belo Horizonte (31) 3888-6161 ou 0800-207-2622 www.sambahoteis.com
Mais detalhes

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Núcleo Odontológico Lapecco Clínica Odontológica Floresta . Belo Horizonte (31) 3449-8503 odontolapecco.com.br Desconto Especial de 25% (vinte e cinco por cento) nos preços que compõem a Tabela Particular.
Mais detalhes
Top