quinta-feira, 08/09/11

Audiência realizada no Ministério da Previdência no dia 6 de setembro

 
audi060911.jpgAudiência realizada com ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e presidente do INSS, Mauro Hauschild


Nessa terça-feira, 6 de setembro, os componentes do Grupo de Trabalho (GT) Carreira do Seguro Social participaram de audiência realizada no Ministério da Previdência Social (MPS).

Por volta de 19h, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, recebeu os componentes do GT, que realizou a apresentação do relatório final do Grupo de Estudo. A FENASPS foi representada por Lídia de Jesus (BA) e José Campos (RS).

Também participaram da audiência o presidente do INSS, Mauro Hauschild; o secretário executivo, Carlos Gabas; o diretor de Recursos Humanos, José Nunes; e demais equipes.

Dentro da apresentação do relatório final, o GT apresentou proposta de Plano de Carreira e fez avaliação sobre e a urgência do governo em adotar medidas para atendimento das reivindicações dos trabalhadores.

Dentre elas:

01. Implantação da Jornada de 30 horas sem redução salarial, que não tem impacto financeiro, possibilita a abertura das APS em dois turnos para atendimento aos usuários dos serviços do INSS, e comprovadamente atende melhor e com mais qualidade;

02.
Incorporação da GDASS, corrigindo assim uma injustiça salarial em que o Vencimento Básico representa apenas 25% da remuneração total;


03.
Adotar medidas para melhorar as Condições de Trabalho, de forma a prevenir a alto nível de adoecimento de servidores por doenças provenientes do processo de trabalho;


04.
Implantar Adicional de Qualificação, com base numa Tabela de equivalência da graduação de cada servidor;

05. Continuar a discussão sobre Plano de Carreiras.

Após a apresentação, os representantes do governo solicitaram mais tempo para terminar os estudos internos que estão realizando. Em relação à implantação da Jornada de 30 horas e atendimento por 12h, o governo alega que há dificuldades devido à falta de funcionários (cerca de 400 agências não teriam funcionários suficientes) a à ajustes na área de vigilância. Os demais pontos, o governo está preocupado com os impactos financeiros imediatos.

Sobre a carga horária, enquanto FENASPS reafirmamos por meio de documento que existem viabilidades administrativas e que os ajustes na área de vigilância das agências são possíveis.

Sobre a GDASS, no INSS a parcela de remuneração da gratificação é uma das maiores de todo o funcionalismo público, situação que requisita urgentemente uma solução. Além disso, a GDASS tem aumentado a pressão sobre servidores para o cumprimento de metas que, por sua vez, acarreta adoecimento a grande número de servidores, que no período de aposentadoria tem seus salários muito reduzidos.

Os fatores carga horária e pressão para cumprimento de metas da GDASS têm aumentado o adoecimento dos trabalhadores. A FENASPS comprovou, usando dados fornecidos pelo próprio setor de Recursos Humanos, que só em 2010 aproximadamente 30 mil servidores estiveram afastados por licenças médicas. Essa é uma situação insustentável na instituição, os servidores estão no limite. É, portanto, necessário fazer urgente uma revisão no processo de gestão e no trabalho.

A FENASPS ainda reafirma que esse GT criou grande expectativa na categoria e tem necessidade de que as questões apresentadas tenham respostas do Ministério o mais breve possível, já que o GT foi composto por representantes do Governo, portanto são sabedores das demandas discutidas.

Sobre os demais pontos: atribuições, progressões e demais questões pertinentes à Carreira foram propostas a prorrogação ou criação de outro GT para dar prosseguimento a esses temas já inicialmente abordados nesse grupo.

O ministro da previdência e o presidente do INSS solicitaram um prazo até final deste mês de setembro.

Reunião ampliada

A fim de discutir esses e outros encaminhamentos, a Direção da Federação e representações dos Sindicatos vão realizar reunião ampliada nos dias 9 e 10 de Setembro, sexta-feira e sábado, para discutir a mobilização dos trabalhadores e fazer frente aos desdobramentos dessas questões no próximo período.

Todas as questões apresentadas serão encaminhadas para os Sindicatos Estaduais fazerem o debate nos Estados. Na medida em que tivemos a resposta do Governo, será enviada para debates e deliberações nos fóruns dos sindicatos e Federação.

 
Representaram o GT na audiência do dia 06/09/2011
 

Pelo Ministério da Previdência Social

  • Garibaldi Alves – Ministro da Previdência
  • Elisete Berchiol da Silva Iwai – Secretária-executiva adjunta
  • Rose Mary Oliveira – Assessora da Secretaria-executiva


Pelo INSS

  • Mauro Hauschild – Presidente
  • Carlos Gabas – Secretário-executivo
  • José Nunes – Diretoria de Recursos Humanos (DRH)
  • Oliveiros Silva Mendes Junior – DRH
  • Suelia Maria Valadares Guimarães Pererira – Diretoria de Benefícios
  • Mario Galvão de Souza Sória – Diretoria de Atendimento
  • Joseline Vilela Vaz Santos – Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística
  • Cristie Freitas Sampaio Costa – Diretoria de Saúde do Trabalhador


Pelas Entidades

  • Verônica Maria Monteiro da Rocha, pela ANASPS
  • Terezinha de Jesus Aguiar, pela CNTSS
  • Lídia de Jesus, pela FENASPS
  • José Manoel de Campos Ferreira, pela FENASPS


Além dos membros do GT, participaram das reuniões os representantes de São Paulo e Brasília: Rubens, Filipe, Ritinha Assis e Carlão.

 

relatoriafinalgt060911.jpg

 

 

Brasília, 8 de setembro de 2011
Plantão/FENASPS

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

SESC Minas Gerais Clubes e Lazer Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-076 (31) 3270-8100 www.sescmg.com.br
Mais detalhes

Aquárius Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Cidade Nova . Belo Horizonte (31) 3484-6540 - Whatsapp - (31) 98649-4164
Mais detalhes

Braúna Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Barro Preto . Belo Horizonte (31) 3115-2800 10%
Mais detalhes

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Tauá Resorts Clubes e Lazer Roças Novas . Caeté/MG (31) 3236-1900 | Whatsapp: (31) 99562-8391 www.tauaresorts.com.br 10%
Mais detalhes
Top