quinta-feira, 26/04/12

Manifestações em todo país marcam o Dia de Mobilização

cartazparalisao25 abrilEm adesão ao Dia Nacional de Lutas da Campanha Salarial 2012, servidores públicos federais realizaram ontem (25) diversas manifestações e eventos em praticamente todos os Estados.


No Rio de Janeiro, houve manifestação no centro da cidade, com caminhada e ocupação de importantes e movimetadas avenidas, como Rio Branco e Presidente Vargas. Os manifestantes se concentraram na Calendária.


Na Paraíba, cerca de 6 mil servidores de instituições de ensino superior paralisaram as atividades. Houve grande adesão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A suspensão envolveu professores e funcionários técnicos e administrativos.


Em Rondônia, sindicatos e associações dos trabalhadores serviram um almoço para os manifestantes, de forma a concentrar maior número de pessoas e de estender a mobilização por toda a tarde.


Em Uberaba, professores e servidores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) também paralisaram os trabalhos. Centenas de outras manifestações aconteceram em todo o país.


Mais paralisações e protestos devem acontecer como parte da Campanha Salarial Unificada deste ano, que tem como principais eixos: – Data-base em 1º de maio; – Política Salarial Permanente com reposição inflacionária e incorporação das gratificações; – Cumprimento dos acordos e protocolos de intenções firmados; – Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; – Retirada dos PLP’s, MP’s e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; – Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas e – Reajuste dos benefícios previdenciários.


Na terça-feira (24), o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, se posicionou contrário à proposta dos servidores de reajuste emergencial de 22,08%. O governo quer discutir pautas salariais separadamente e não de maneira unificada, como querem os trabalhadores.


Belo Horizonte-MG, 25 de abril de 2012


Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 21/08/25 FENASPS na luta contra reforma administrativa faz panfletagem na 5ª conferência nacional de saúde do trabalhador 21/8 A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora conta com mais de ...
quarta-feira, 20/08/25 Fenasps mobilizada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Brasília-DF, 20 de agosto de 2025 — Com a presença ativa de delegados de ...
terça-feira, 19/08/25 FENASPS participa de reunião da mesa setorial do Ministério da Saúde realizada 18/8 Relatório da Reunião da Mesa Setorial da Saúde – 18 de agosto de 2025 ...


Top