Servidores realizam ato público na direção geral do INSS
Com bandeiras e faixas, servidores ocuparam a entrada do edifício-sede do INSS
Mais de 300 servidores representando os estados do DF, ES,MG, PB, PR, SC, SP, RN, RS e RJ realizaram ato público na Direção do INSS em Brasília e foram recebidos em audiência pelos representantes da Direção.
A revolta dos servidores foi com a notícia que na reunião do grupo de trabalho do INSS, receberam relatório de que aproximadamente 36 Agências da Previdência Social (APS) e 11 Agências de Atendimento de Demandas Judiciais (ADJ) perderiam o direito a permanecer no Turno Estendido porque “não atingiram as metas”.
Companheiros da Fenasps passam os informes da reunião à categoria presente
Foi muito importante realizar esta atividade, pois os servidores terão que se preparar para construir a luta no próximo período.
Segue abaixo relatório da audiência:
Relatório da Audiência do INSS realizada dia 23 de abril de 2013
INSS: Benedito Adalberto Brunca – Diretor de Beneficios INSS, Alessandro Antonio Stefanuto – Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, Fernando Maciel Procurador Federal Especializado, Silvia Rogéria Pacheco Assessora de Imprensa.
FENASPS e Sindicatos: Moacir Lopes (PR), Ana Lago (RS), Valmir Braz (SC), Cleuza Faustino (MG), Rita Assis(SP), Marcio Freitas(RN), Cecilia Gomes dos Santos(SP), Laurizete Gusmão(DF), Maria Regina Lacerda(PB) e Amasilia Souza (PA).
No início da audiência, os diretores do INSS justificaram a ausência do Presidente do INSS que estava em reunião de trabalho com o ministro da Previdência em exercício, para tratar de questões da Previdência.
Os representantes da FENASPS cobraram explicação da Direção do INSS, de porque o INSS não ampliou o Turno Estendido para demais APS, conforme havia sido definido na reunião que implantou esta forma de funcionamento, e para nossa surpresa, na reunião do Grupo de Trabalho (GT) dia 18 de abril os representantes do GT da Fenasps foram informados que, após a avaliação do período referente ao Turno Estendido com base na Portaria 264, dezenas de APS do país não atingiram as metas. Diante dos problemas apresentados na reunião do GT em 18 de abril, a Federação não concordou com os argumentos utilizados pelo INSS na apuração dos dados.
Nova audiência foi realizada dia 22 de abril, e foi apresentada proposta para as entidades buscarem fazer contato com as Gerências Executivas e gerentes das respectivas APS em todo país para fazer os recursos, levantando e relatando todos os problemas operacionais que estas agências enfrentaram no último ciclo de avaliação, principalmente os problemas enfrentados com as falhas no sistema que a DATAPREV não conseguiu corrigir, fazendo com que o impacto dessas falhas refletisse no atendimento à população e no cumprimento das metas.
A FENASPS tem orientado os sindicatos estaduais para que pressionem pela apresentação de recursos até dia 29 de abril, junto à Gerência Regional e Direção Geral do INSS, utilizando os instrumentos disponíveis no sistema para os Gerentes Executivos.
Brasília, 26 de abril de 2013
Direção Colegiada da FENASPS