Trabalhadores da Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social fazem manifestação em Belo Horizonte, no Dia Nacional de Lutas
Manifestações nas ruas, nas portas das sedes dos ministérios da Previdência e da Saúde e ainda na Agência Santa Efigênia da Previdência Social, todas no centro de Belo Horizonte, marcaram o Dia Nacional de Lutas e Paralisação, promovido pelo Sintsprev/MG, nesta quinta-feira (15). O ato faz parte da campanha salarial nacional unificada.
Com bandeiras, faixas, charanga e muita animação, os trabalhadores percorreram os diversos locais, demonstrando insatisfação com as precárias condições de trabalho, que trazem prejuízo para eles próprios e principalmente para a população, que não recebe o atendimento que merece. Diversos servidores deixaram o trabalho e foram se solidarizar, incorporando à manifestação.
Dirigentes do Sintsprev/MG denunciaram a falta de materiais e de equipamentos nos postos de saúde; a falta de pessoal nas agências do INSS, obrigando os segurados a esperar semanas ou meses para serem atendidos, situação que fica dissimulada pelas chamadas ‘filas virtuais’, visto que a marcação do atendimento é realizada pela internet.
Denunciaram também a falta de reajustes além da inflação e o desrespeito com os aposentados e pensionistas que sofrem sensível perda na remuneração, em relação aos trabalhadores da ativa, embora tenham contribuído por 30, 35 e até mais anos para a Previdência e a paridade ser um direito assegurado pela Constituição.
Outras reivindicações são a jornada de 30 horas para todos, sem redução de vencimentos; plano de cargos e carreiras, com incorporação das gratificações; adicional de qualificação; fim do assédio moral e concurso público imediato, para suprir as muitas vagas existentes.
Os trabalhadores seguiram ‘caminhando e cantando’ pelas ruas e na Praça Sete de Setembro, ponto central da Capital mineira. A movimentação motivou até o “acompanhamento” por parte da Polícia Militar.
Encerrando a manifestação, os trabalhadores se reuniram no auditório do Sintsprev/MG, onde foram passados informes sobre a campanha salarial nacional, a audiência no Senado federal sobre a GEAP, que acontecia naquele mesmo dia e outras atividades realizadas pelo sindicato.
OUTRAS CIDADES – Em Minas Gerais, manifestações dos servidores federais ocorreram em várias cidades, neste Dia Nacional de Lutas com Paralisação.
Os trabalhadores pedem apoio da imprensa e da população, pois a qualidade do serviço público, como todos sabem, está muito ruim e os servidores não querem e não podem ser responsabilizados pela falta de investimentos e de valorização por parte do Governo Federal.
Veja abaixo algumas fotos da manifestação em Belo Horizonte.
https://www.sintsprevmg.org.br/index.php/fotos/15-05-ato-publico-dia-nacional-luta-e-paralisacao
Veja abaixo imagens da paralisação em Montes Claros