quinta-feira, 15/01/15

Sintsprev/MG apoia e exige respeito à vida e à diversidade

francacharlienovacapaliberationAtentado à revista Charlie Hebdo

 

Nesse quarta-feira (14), voltou a circular a revista satírica francesa Charlie Hebdo, com o número recorde de cinco milhões de exemplares. O valor arrecadado com as vendas será destinado às 12 vítimas do atentado realizado no último dia 7, quando dois atiradores invadiram o escritório da Charlie, matando ilustradores, jornalistas e dois policiais. Os autores do atentado, irmãos Cherif e Said Kouachi, mortos pela polícia dois dias mais tarde, teriam sido motivados por polêmicas charges do profeta Maomé publicadas pela revista.

 

O ato continua a provocar reações em todo o mundo, inclusive uma manifestação com quase 4 milhões de pessoas nas ruas da França.

 

O Sintsprev/MG se solidariza e apoia as manifestações e protestos contra todo tipo de radicalismo cruel e desumano, utilizado de forma deturpada, para justificar ataques covardes e criminosos, como este realizado contra os trabalhadores da Charlie Hebdo.

 

Nos juntamos às milhões de pessoas em todo o mundo na defesa dos princípios da independência, da liberdade de pensamento e da liberdade de expressão. Apoiamos a diversidade de discursos, ainda que possa não haver concordância com seu conteúdo.

 

Reivindicamos, principalmente, o direito à vida, à dignidade e o respeito aos profissionais da imprensa, bem como de tantos outros que estão nas trincheiras a favor dos segmentos oprimidos e marginalizados, em qualquer parte do Mundo e, especialmente, no Brasil.

 

A população brasileira tem muito a protestar e exigir das autoridades, por exemplo, a apuração de tantos e frequentes assassinatos de jornalistas, sindicalistas, lideranças populares, de trabalhadores sem terra e de indígenas.

 

Denunciamos o verdadeiro massacre praticado pelo governo Federal contra servidores públicos e aposentados, por meio de campanhas de difamação, da sistemática concessão de reajustes dos vencimentos em percentuais abaixo da inflação, e pela deterioração contínua das condições de trabalho e de vida.

 

Os fatos em Paris nos remetem às muitas vergonhas vividas no Brasil, como as 2.797 mortes em mais de 700 mil acidentes de trabalho registrados somente em 2013, apesar da reconhecida baixa de notificação de acidentes no País. Em 2011, a Previdência Social concedeu mais de dois milhões de benefícios por incapacidade temporária e permanente. Apesar deste quadro devastador, o Governo propõe reduzir e fragilizar as fiscalizações, com a quase “extinção” do Ministério do Trabalho.

 

Há muito a ser debatido quanto à liberdade de imprensa e de manifestações em geral. Mas, neste momento, o grito mais alto que se levanta é pelo respeito à vida e à diversidade, independente de credos religiosos, ideologias ou qualquer outra motivação.

 

Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2015.

 

Diretoria Colegiada

Sintsprev/MG

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 18/04/24 NOTA DE SOLIDARIEDADE À LUTA CONTRA O FASCISMO A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência ...
quinta-feira, 18/04/24 FENASPS ENCERRA SEGUNDO DIA DA JORNADA DE LUTAS COM ATO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE Para encerrar o dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos ...
quarta-feira, 17/04/24 FENASPS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA PARA DEBATER SOBRE MOBILIZAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 ...


Convênios

ver mais

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3482.8695 / (31) 9 9161-4845
Mais detalhes

Condomínio Praia Marataízes / ES Clubes e Lazer Centro . Marataízes (28) 3532-2384 / (28) 99982-2384 - Laís condominiomarataizes.com.br/index.php
Mais detalhes

Samba Hotéis BH Hotéis Cidade Jardim – CEP: 30150-060 . Belo Horizonte (31) 3888-6161 ou 0800-207-2622 www.sambahoteis.com
Mais detalhes

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes
Top