segunda-feira, 27/07/15

Trabalhadores reafirmam greve e disposição de luta

 IMG 00capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em assembleia geral, realizada nesta sexta-feira (24), os trabalhadores dos ministério da Previdência Social, Saúde e Trabalho, e dos órgãos INSS, Anvisa e Funasa, em Minas Gerais, reafirmaram a manutenção da greve e a pauta de reivindicações, protocolada junto ao Ministério do Planejamento, em janeiro passado.

A greve foi deflagrada no dia 7 e se amplia a cada dia, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguro e Seguridade Social (Sintsprev/MG). Conforme informes passados durante a assembleia, no INSS, a maioria das agências de atendimento ao público está fechada ou com atendimento mínimo. Além dos servidores administrativos, também os gestores e ocupantes de cargos de chefia apoiam e aderem à paralisação. Participaram da reunião trabalhadores de diversas gerências do interior, como de Governador Valadares, Barbacena, Divinópolis, Contagem, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Teófilo Otoni.
 
Há servidores paralisados na Advocacia-Geral da União, que agrega a procuradoria do INSS. Na Saúde, os trabalhadores denunciam as precárias condições de trabalho e de organização, em função da descentralização e da distribuição para órgãos estaduais e municipais, sem critérios ou respeito às carreiras.
 
NEGOCIAÇÕES – Os grevistas continuam a pressionar por entendimentos e avanço nas negociações. No dia 22, eles fizeram uma grande marcha em Brasília, ocupando a Esplanada do Ministério, seguida de manifestações nos prédios-sedes. Em cada órgão ou ministério, os trabalhadores estão solicitando e conquistando reuniões para debater reivindicações específicas.
 
No INSS, a tática funcionou e, no dia 21, os trabalhadores foram recebidos pela presidente do órgão, Elisete Berchiol da Silva Iwai. Depois de muita pressão, foram formados dois grupos de trabalho para avaliar questões internas. Esses grupos se reuniram nos dias 22 e 24 e têm agenda marcada para a próxima semana.
 
No Ministério da Saúde, acontecerá reunião na próxima terça-feira (28), às 17 horas. O órgão está responsável por fazer a articulação com os demais ministérios, visando soluções amplas e unificadas.
 
CONTINUIDADE – Os trabalhadores em greve continuarão realizando diversas atividades, com o objetivo de fortalecer e ampliar as mobilizações. Novas visitas serão realizadas em todos os locais de trabalho, na Capital e interior. Parlamentares, mesmo em recesso, estão sendo procurados, para interferirem a favor das negociações.
 
Os servidores reivindicam reajuste salarial para repor as perdas para a inflação; incorporação das gratificações para que, ao se aposentar, as perdas sejam minimizadas; concursos públicos para reposição do quadro de pessoal em todos os órgãos.
 
 
Para acessar mais fotos da Assembleia – CLIQUE AQUI
 

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 13/05/24 TODA A SOLIDARIEDADE AO POVO DO RIO GRANDE DO SUL! O Brasil, tendo o Rio Grande do Sul como funesto palco, atravessa a sua ...
sexta-feira, 03/05/24 FENASPS SOLICITA SUSPENSÃO DAS METAS E PONTO ELETRÔNICO DOS(AS) SERVIDORES(AS) DIANTE DA TRAGÉDIA AMBIENTAL NA REGIÃO SUL Diante ao caos provocado pelas fortes chuvas, com inundações, destruição e alagamento de dezenas ...
quinta-feira, 02/05/24 PROPOSTA DO MGI PARA CARREIRA DA PREVIDÊNCIA, SAÚDE E TRABALHO (PST) DISCRIMINA NÍVEL AUXILIAR Na segunda reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira da Previdência Social, Saúde ...


Convênios

ver mais

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Aquárius Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Cidade Nova . Belo Horizonte (31) 3484-6540 - Whatsapp - (31) 98649-4164
Mais detalhes

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes
Top