sexta-feira, 31/03/23

GOVERNO ENVIA PL DO REAJUSTE EMERGENCIAL AO CONGRESSO NACIONAL. É HORA DE PRESSIONAR!

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), vinculada a Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou na tarde desta sexta-feira, 31 de março, que foi enviado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) que altera o Anexo V da Lei nº 14.535, a Lei Orçamentária Anual de 2023.

Essa medida é fundamental para garantir os valores financeiros necessários ao Projeto de Lei de concessão do reajuste remuneratório, fruto do termo de acordo assinado com a FENASPS e demais entidades sindicais que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs).

O PL ainda não tem número, mas é importante desde já a categoria se mobilizar e pressionar os parlamentares em Brasília e nos estados de origem para que o reajuste emergencial de 9%, previsto para viger a partir de 1º de maio de 2023, se concretize.

REAJUSTE NO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Além do reajuste emergencial linear de 9% para os SPFs ativos, aposentados e pensionistas, ficou acordado na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) – cujas reuniões a FENASPS esteve presente – que haverá um reajuste de 43,6% no auxílio-alimentação, que passará de R$ 458 para R$ 658, também a partir de 1º de maio.

Para a concessão do aumento no auxílio alimentação, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) realizou um remanejamento de despesa de pessoal para benefícios, sem que o valor total aumentasse. A alteração já foi realizada no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, divulgado pela pasta no último dia 22 de março.

O reajuste no auxílio-alimentação, que não ocorria desde 2016, foi confirmado coma publicação da Portaria MGI nº 977 (confira aqui) no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31. Os efeitos financeiros começam a valer a partir da folha do mês de abril, com pagamentos a partir de 1º de maio.

A LUTA CONTINUA!

É importante ressaltar que a luta pela recomposição salarial ainda não acabou. A FENASPS e demais entidades do Fonasefe seguirão pressionando os parlamentares no Congresso Nacional para a aprovação do PL que vai viabilizar o reajuste de 9% a partir de 1º de maio de 2023.

E, na luta pela reposição das perdas inflacionárias históricas, a FENASPS e entidades do Fonasefe vão fazer atos para marcar o início da Campanha Salarial 2024 na semana de 10 a 14 de abril. A luta continua!

Só com luta podemos obter conquistas!

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 23/06/26 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, ...
sexta-feira, 19/06/26 AUXÍLIO-NUTRIÇÃO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS É DIREITO E DEVE SER GARANTIDO PELO GOVERNO Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na ...
sexta-feira, 19/06/26 INFORME 4ª: Reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente – MSNP/MTE No dia 10 de junho de 2026, foi realizada a 4ª Reunião da Mesa ...


Convênios

ver mais

Samba Hotéis BH Hotéis Cidade Jardim – CEP: 30150-060 . Belo Horizonte (31) 3888-6161 ou 0800-207-2622 www.sambahoteis.com
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes
Top