GOVERNO CONFIRMA PAGAMENTO DO REAJUSTE EM MAIO DE 2025

Todos lembramos que em 2024 tivemos uma longa luta com greve e paralisação de 115 dias para atendimento de nossas reivindicações, que vão muito além das questões salariais, passando por melhores condições de trabalho e fortalecimento de nossas carreiras.
O governo, alegando dificuldades financeiras, somente concordou negociar com as categorias a correção na tabela de gratificações, e concedendo reajustes nos auxílios alimentação e saúde, com prejuízos imensos às/aos aposentadas/os e pensionistas. Após a greve, a pressão aumentou e a FENASPS, junto com entidades que compõem o Fonasefe, conseguiu arrancar do governo reajustes para 2025 e 2026. Porém, somente no dia 31/12/2024, editou a Medida Provisória nº 1.286. O Congresso, no entanto, votou apenas a inclusão de verbas, para assegurar o pagamento retroativo dos salários, não concordando em votar a LOA no mesmo mês, entrando em recesso no final de dezembro e retornando em fevereiro. Tão logo elegeu o presidente da Câmara, aumentou a chantagem do Centrão, que exigiu liberar emendas que tinham sido suspensas pelo STF, para aprovar a LOA 2025. Assim, a votação atrasou, sendo somente realizada em março após uma grande batalha da militância, que foi, em caravanas, ocupando o Congresso.
Desta forma, o Orçamento foi aprovado no dia 20/03 e não haveria mais tempo para incluir os valores na folha de março. O reajuste, retroativo a janeiro de 2025, será pago em maio. As entidades tentaram convencer o governo a fazer pagamento em folha suplementar, mas o governo alegou problemas operacionais e disse não ser possível. E que ssim que a LOA for sancionada, o reajuste será incluído na folha. E os demais pontos da MP nº 1.286, serão discutidos em PL.
Mais uma vez parabenizamos e agradecemos a participação de nossa militância, que foi na Caravana a Brasília, onde por uma semana estivemos no Congresso Nacional fazendo pressão pela aprovação da LOA e participando de atividades importantes, como o Seminário Contra o Fim do RJU.
A luta continua! Um movimento coletivo que nos une e faz a diferença em nossas vitórias.
Confira abaixo as tabelas salariais já com os reajustes previstos para 2025 e 2026. Lembrando que pode haver alterações nestas tabelas, que servem de parâmetro para saber como ficarão os nossos salários.