segunda-feira, 08/02/10

Relatório da FENASPS da reunião das Assistentes Sociais com Presidente do INSS

asssociais.jpgPresentes do INSS – Valdir Simão, Tânia, Ana Maria, Andrea e José Nunes
FENASPS – Jorge Moreira, Jossuleide, Cleuza Faustino, Ritinha, Joelma, Josiane, Vania, Jane, Ana Lago e Carlão
 

     A reunião teve início com a apresentação dos documentos da FENASPS, de SP e do CE, que pontuam questões que atualmente são entraves à execução das atividades inerentes à profissão do Assistente Social, bem como o assédio moral institucional.
 
     O Presidente relatou aos presentes que, na última reunião com a Federação ficou fechada a proposta da construção dos GTs que irão tratar de Condições de Trabalho e GDASS, onde está incluída a discussão de um documento sobre a conduta dos administradores em relação aos servidores, e que está discussão deve ser positiva.

      Na questão das condições de trabalho, segundo o Presidente, as novas agências já estão com os espaços físicos adequados para os atendimentos específicos, tanto da perícia médica quando dos Assistentes Sociais e que, nas unidades antigas estão sendo providenciados os ajustes necessários. Enfatiza que o atendimento ao segurado é prioridade, e que este atendimento deve ser efetuado em qualquer lugar, seja na sala do perito, do chefe da APS, na sala do Gerente ou até na do Presidente, e que os servidores que entraram no concurso e não estão registrados no Conselho, deverão sim fazer habilitação e Concessão, pois são somente analistas do Seguro Social. Durante o diálogo, o Presidente deixou claro que, em algum momento os Assistentes Sociais vão habilitar benefícios.

      As Assistentes Sociais e as representações sindicais presentes ponderaram que a habilitação; concessão dos benefícios é função do setor administrativo executada no balcão de atendimento, e que, com a inclusão da avaliação social, no fluxo da concessão do benefício, existe a necessidade ética e legal da garantia do sigilo profissional para preservar o usuário.

      O Presidente então indagou porque a habilitação não poderia ser feita pelo Assistente Social em sala reservada. Foi explicitado ao mesmo que o papel da Assistente Social no processo do benefício assistencial junto com o perito médico, é avaliar apenas um dos critérios previstos na LOAS, que não é o critério de renda.
     

     Foi enfatizada ainda que a ação profissional não tem caráter investigativo e que não se resume ao BPC. Foram citados os projetos e ações profissionais desenvolvidas junto à sociedade civil e órgãos governamentais em consonância com a missão do INSS.

      Para surpresa das Assistentes Sociais e representantes das entidades sindicais, o Presidente alegou que não tinha conhecimento dos projetos desenvolvidos pelos Assistentes Sociais, para ele o Serviço Social resume-se somente em uma ação.

      Após esta afirmativa fez a leitura do Caput do artigo 88 da Lei 8.213/91 que trata da competência do serviço Social no INSS, e então solicitou às representantes presentes, que elaborassem fluxo do BPCLOAS com todas as fases com os tempos necessários para cada atividade/etapa, para que se possa discutir, em nova reunião (a ser marcada) alternativas para a resolução dos impasses. O Presidente também solicitou um levantamento das (dos) Assistentes Sociais que hoje estão sem registro no Conselho.

      É necessário que se faça a observação que, em nenhum momento a Chefe de Divisão de Serviço Social – DSS, manifestou-se na reunião.

 

Brasília -DF, 08 de fevereiro de 2010.

Diretoria Colegiada
FENASPS

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 05/05/25 Fenasps participa da marcha nacional da classe trabalhadora 29/4 Representantes da FENASPS de diversos Estados junto com entidades do FONASEFE, Centrais Sindicais e ...
terça-feira, 29/04/25 Conferência livre com o tema: “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora” acontecerá nessa quarta-feira, (30/04) A Fenasps, em parceria com a Condsef e a CNTSS, realiza uma Conferência no dia ...
quinta-feira, 24/04/25 Participe da mobilização em defesa dos direitos da classe trabalhadora! No dia 29 de abril, às 8h, estaremos reunidos em Brasília, no estacionamento do ...


Convênios

ver mais

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes
Top